domingo, 18 de maio de 2014

UMA GRAVAÇÃO INÉDITA DE STELLINHA EGG

                    Stellinha Egg talvez tenha sido a mais importante cantora do Paraná mas hoje está injustamente quase esquecida. A não ser por eventuais homenagens, como um show emocionante em sua memória realizado em outubro de 2010  no Guairinha, pouco dela se sabe e se diz.  Ela era uma artista completa, com voz inimitável e poderosa, que transitava pelos mais diversos gêneros musicais, com uma predileção carinhosa e expressiva pelos cantos  do povo, mas que também dançava e atuava no palco como poucas em sua geração. Casada com um maestro e arranjador de expressão nacional, Lindolfo Gaya, juntos fizeram música por décadas, enriquecendo nossa discografia da boa música brasileira, com dezenas de discos. Excursionaram por seis meses pelo leste europeu na década de 50, fazendo grande sucesso e mostrando a nossa música folclórica.  Stellinha, pouca gente sabe, enfrentou preconceitos por dançar e cantar músicas da umbanda, mas isso é assunto para um outro dia.  Hoje quero mostrar um inédito de Stellinha e, importante também, uma composição do seu marido, o maestro Gaya. Alguém me sussurrou que não conhecia nenhuma composição dele, pois então duplo júbilo, um inédito de Stellinha e uma composição de seu marido, Gaya.
                   O disco é um acetato, isto é, uma gravação única, uma prova para posterior reaproveitamento. Não localizamos essa gravação na discografia em 78 rpm de Stellinha, razão porque acreditamos ser um inédito dela. De um lado está a música "XANGÔ", num andamento, e no outro a mesma peça com um andamento mais rápido. Essas "provas" eram gravadas e os músicos as ouviam e as aprovavam ou não para posterior lançamento comercial.  Tenho 4 provas de músicas pianísticas de Villa Lobos, com a sua assinatura e a palavra "apróvo", mas isso também é assunto para outra postagem.
                   Enriqueço esta publicação com algumas fotos promocionais muito lindas da Stellinha Egg e que me foram doadas com discos por um seu parente alguns anos depois de seu falecimento.
                   Com essas fotos expressivas e a música de raízes negras "Xangô" que ela canta tão bem, podemos imaginar o que era Stellinha num palco.


O DISCO INÉDITO


               

AS FOTOS








MATERIAL ADICIONAL DE TERCEIROS


                  Esse pequeno documentário diz muita coisa sobre ela. No final, talvez as únicas imagens de Stellinha em movimento, um tesouro. 




Um blog espetacular e que tem muita coisa sobre a Stellinha Egg, bem como sobre diversas outras matérias. Vale a pena mergulhar !
http://atrilha.blogspot.com.br/search/label/stellinha%20egg


Paulo José da Costa
compra e recebe doações de acervos de postais e fotos antigas, inclusive álbuns de família
para arquivo particular
Proteja a memória, ensine as crianças a amar as fotografias. 
41 88050624
paulodafigaro@hotmail.com
https://www.facebook.com/paulojose.dacosta

3 comentários:

  1. Olá Paulo. Obrigado por publicar isso. Tentei contato com vc na ocasião do show/homenagem à Stellinha no Guairinha, mas não consegui resposta. Se quiser ver o que tenho arquivado da Stellinha pode consultar o blog: http://atrilha.blogspot.com.br/search/label/stellinha%20egg - ou ainda a versão digital do caderno publicado pelo MIS: https://app.box.com/shared/3p5u87eo0w

    Se vc tiver mais áudios da Stellinha e eu puder ter acesso e/ou tiver como colaborar de alguma forma na digitalização deles, estou à disposição.

    Grato.
    Tuco Egg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por ajudar a divulgar a Stellinha Egg. Que pena que não conseguimos por algum motivo nos contatar à época. Adorei o seu blog, tem tanta coisa ! Estou colocando o link na materia sobre a Stellinha acima, assim o pessoal pode ir direto até ele. Um grande abraço.

      Excluir
    2. Legal Paulo. Obrigado. Hoje de noite mesmo vou publicar mais uma música da Stellinha, que foi tema do filme 'Esse Mundo é Meu' de Sérgio Ricardo. ;)

      Excluir