domingo, 19 de janeiro de 2014

O PEDIDO DE CASAMENTO

      Isso foi em 1928... O Juiz Federal Dr. Nobre de Lacerda e o Coronel Francisco Solano Alves de Camargo , prefeito de Guarapuava, acertam o casamento de seus filhos Edison e Maria...
     
                 Ilmo. Sr. Coronel Solano,
Minhas cordiais saudações.
O meu filho Edison, juiz de direito nessa localidade, aqui actualmente, me communicou a inclinação que tem pela sua distincta e graciosa filha Maria e o desejo que nutre de fazel-a sua espoza.   O modo por que me fallou das nobres e peregrinas qualidades da senhorita Maria me encantou sobremaneira, de sorte que, desde logo, dei inteiro apoio a esse seu honroso desejo e me promptifiquei a pedil-a em casamento para elle.    A suspeição me priva de dizer das optimas qualidades de meu filho, mas o tempo de sua convivência                 



na sociedade guarapuavana já o deve ter feito um conhecido de V.Sa.  Ahi fica o meu pedido e aguardo a solução delle com a mais grata satisfação, me confessando seu admirador.   F. Nobre de Lacerda.   Aracaju, 2 de Dezembro de 1928. Endereço: Praça José de faro numero 12.

 A RESPOSTA 

               

Guarapuava, 25 de dezembro de 1928

Exmo Sr. Dr. F. Nobre de Lacerda.
Queira, com a Exma familia acceitar as minhas cordeais saudações.
                 Dou como recebida sua prezada carta, com data de 2 do corrente mez, a qual somente me chegou às mãos em data de 22 devido  irregularidade postal.
                  Sobre o assumpto nella frisado, depois das necessárias consultas, não poderia responder a V.Excia senão acceitando o pedido de casamento de minha filha Maria, feito pelo Dr. Edison. Esse pedido nos é summamente agradável    



desde que reconhecemos no dr. Edison um moço de superiores qualidades de espírito e de caracter e ao qual nos liga grande estima e amizade.  Assim sendo, peço communicar dessa nossa resolução ao dr. Edison.   
Por outro lado, é nosso dever agradecer a v.Excia. os conceitos honrosos expendidos em sua generosa carta sobre minha filha, embora nisso reconheça em mais bondade de coração de seu dignissimo filho.
Confessando-me grato a V.Excia pela defferencia a mim tributada, 
Sou o amigo e admirador
Francisco Solano Alves de Camargo 
                 

6 comentários:

  1. Agora já está registrado...já é história...

    ResponderExcluir
  2. Célia Lacerda Jaguaribe29 de março de 2017 às 13:07

    Célia Lacerda Jaguaribe 29 de março de 2017
    Foi emocionante ler sobre o pedido de casamento. As pessoas ali envolvidas são meus parentes próximos: Dr. Nobre de Lacerda, meu avô paterno e o Dr. Edison, meu tio, irmão de meu pai, Newton Nobre de Lacerda, médico na Paraíba, já falecido. Parabenizo o Sr. Paulo José por este importante e significativo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz quando pessoas encontram coisas boas do passado de suas famílias. Muito obrigado pelo carinho.

      Excluir
    2. Essas memórias também nos ajudaram a conferir a grafia correta do Dr. Edison, cuja biografia resumida se encontra no site do Memorial do MPPR: http://www.memorial.mppr.mp.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=80

      Em algumas fontes encontramos o nome grafado como "Edson", mas o manuscrito não deixa dúvida.

      Muito obrigado!

      Excluir
  3. gente eu me emocionei até parecia que o pedido era pra mim muito lindo, muito respeitoso, vindo dos pais o pedido fica mais seguro pois os noivos sabiam que estavam fazendo certo, como eu queria que esse tempo voltasse..

    ResponderExcluir
  4. Agradeço ao Sr Paulo José a iniciativa de expor a carta de pedido de casamento feita por meu avô Francisco Nobre de Lacerda ao pai da futura esposa do meu tio Edison.
    Embora não tenha convivido com ele, as palavras com as quais meu pai, Newton Nobre de Lacerda ( seu irmão ) a ele se referia fez a admiração tomar vulto em meu coração. Esta, no entanto, ficou por muitos anos em estado de latência e só aos 60 anos de vida a coloquei no papel através do meu livro: A Vida da Gente - nota de uma diarista de 60 anos. Livro e titulo baseado em um dos livros deste meu tio: Livro dos Livros ( nota de um diarista)
    resultado da organização de várias notas por ele escritas, primeiro em espaços em branco de alguns livros de sua biblioteca e, depois transladadas para este seu escrito em forma de diário.
    No meu, à maneira de meu tio Edison, descrevi fatos e acontecimentos do meu dia a dia, como num diário, fazendo um paralelo com outros ocorridos em iguais datas de épocas passadas. Como se fosse um diário dentro de outro.
    Nele coloquei cartas que tive acesso, mas estas que vc registrou não estão lá, pois não eram do meu conhecimento, por isto quero agradece-lo mais uma vez.

    ResponderExcluir