sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

ALBERTO ENTRES E SUA LIVRARIA NA VELHA FLORIANÓPOLIS

             Há alguns anos dirigi-me a uma chácara nos arredores de Curitiba onde um casal de simpáticos descendentes de alemães me ofereceu livros para venda. Foi um prazer enorme conviver por poucas horas naquele ambiente hospitaleiro, tomar um café gostoso numa casa repleta de pinturas e objetos do passado. O homem era um dos dois filhos do livreiro e homem culto catarinense Alberto Entres e, conversando com ele, foi-se desfiando uma história deliciosa e interessante.  Foram aflorando lembranças de infância e ele me mostrou fotos e filmes antigos que contavam as peripécias de seu pai.  Gentilíssimo, o casal me cedeu os filmes AGFA em 16 mm para telecinagem e também me passou as fotos que, infelizmente, por estarem num galpão úmido fora da casa, tiveram grande porcentagem de perda.  Como eu lamento quando chego tarde nesses lugares !  Mas, do que reuni consegui montar um pequeno mostruário de uma vida que se confunde com a história de Santa Catarina nos anos 30. Espero que gostem do material que vou repartir com vocês.

NESTES FILMES, A FAMÍLIA ENTRES EM CASA 


            O Sr. Entres com amigos, os dois filhos brincando com animais, que existiam em profusão na chácara da família em Florianópolis, colheita de frutas e preparo de doces na cozinha... Como era gostoso se viver naquele tempo...




ALBERTO ENTRES FILMAVA E FOTOGRAFAVA SEUS PASSEIOS

Aqui uma viagem pelo litoral de Santa Catarina, com destaque para Balneário Camburiú. Este filme tem feito sucesso em meu canal do youtube, mais de 18.000 vistas.  Parece pouco frente aos virais por aí, mas em se tratando de um filme mudo histórico o resultado é expressivo.


A LIVRARIA CENTRAL

              Fundada em 1910, a Livraria Central não era apenas uma livraria, era também editora. Ela existiu até pouco depois da segunda guerra, quando o sr. Entres faleceu e ela mudou de nome e de proprietário.  Há um sítio na WEB que conta a história da livraria em detalhes. Felipe Matos escreveu em 2005 "Uma Ilha de leitura: Notas para uma história da cidade através de suas livrarias, livreiros e livros (Florianópolis,1830-1960) Há um  capítulo que fala em pormenores sobre a Livraria Central, inclusive as tentativas de sua destruição pela turba nacionalista na primeira e na segunda guerras mundiais. -http://www.pergamum.udesc.br/dados-bu/000000/000000000000/0000006A.pdf .

                   Minha postagem pode ser vista como um complemento à história ali contada, ou vice-versa. Quem quiser saber detalhes da livraria (e de todas as outras livrarias antigas de Floripa, deve mergulhar

COMO ERA A LIVRARIA DA FAMÍLIA ENTRES

este álbum de fotografias foi feito no jubileu de prata da Livraria Central, em 1935.  Além de cenas do interior da loja, mostra as oficinas de impressão, seus funcionários e cenas externas. Uma viagem.























AS VIAGENS DO SR ALBERTO

             Albert viajava muito e teria deixado uma coleção enorme de fotos mas infelizmente 90% se perdeu num galpão com infiltrações. Aqui vai uma seleção das remanescentes.  É um documento precioso porque mostra as estradas catarinenses à época (anos 20/30/40), além de muitas vistas de cidades e grupos de moradias e colonos. Em algumas aparecem o fordeco visto no filme aí em cima, o que prova serem da mesma fonte.  Quanto aos postais não posso assegurar que sejam efetivamente do fotógrafo Entres, mas a Livraria Central editava postais e os coloco como de sua possível autoria, até manifestação em contrário, pelo que agradeço. De qualquer forma, todos esses postais e fotografias estavam no galpão. Sendo ou não de autoria do Sr. Alberto, pouco importa, o que é interessante é o resgate das imagens, muitas delas inéditas e únicas.  Enfatizo a necessidade de se citar a fonte caso sejam reproduzidas por aí.  
   











campos novos

campos novos

campos novos - herval

CAÇADOR

CAÇADOR

CAÇADOR


CRUZEIRO DO SUL

ESCOLA DOS PADRES FRANCISCANOS E HOSPITAL DE CARIDADE - LAGES

ESTRADA ENTRE ITAPOCU E JOINVILLE

ESTRADA LAGES - CURITIBANOS 1928

FARINHAS MUELLER - PALHOÇA C

FOTO JOHANNES FUHRMANN

FUMOS CRICIÚMA

MATCH FUTEBOLÍTICO ENTRE HERCILIO LUZ FC E AMERICANO UNIVERITÁRIO

MATCH FUTEBOLÍTICO ENTRE HERCILIO LUZ FC E AMERICANO UNIVERITÁRIO

Adicionar legenda

BALSA EM ITAJAHY

DESASTRE DE OMNIBUS EM ITAJAHY

JOINVILLE - FOTO DE HOFMANN

JOINVILLE - FOTO DE HOFMANN

JOINVILLE - FOTO DE HOFMANN

laranjeiras 1941

MINA UNIÃO EM CRICIÚMA

ORLEÃS

ORLEÃS




represa

RIO BONITO MARÇO 1928

RIO BONITO


RIO CAÇADOR


RIO CAÇADOR




NA ESTRADA EM 1930




















SITIO EM PERIMBÓ



URUSSANGA

villa concordia



Paulo José da Costa
compra e recebe doações de acervos de postais e fotos antigas, inclusive álbuns de família
para arquivo particular
Proteja a memória, ensine as crianças a amar as fotografias. 
41 88050624
paulodafigaro@hotmail.com
https://www.facebook.com/paulojose.dacosta

19 comentários:

  1. Caro Paulo. Sou neta e filha do gentil casal que você comenta no início da matéria. Fiquei extremamente emocionada com a sua postagem sobre minha família e com as palavras carinhosas da matéria. Meu pai infelizmente faleceu mas a casa continua da mesma forma que ele deixou, com toda história de nossa família. Em nome de toda a família, agradecemos suas lindas palavras e aproveito para convidá-lo para mais uma visita. Histórias é que não faltam na família Entres. Imensamente grata. Anita Entres

    ResponderExcluir
  2. Querida Anita, suas palavras me deixaram muito feliz. Ficarei extremamente honrado em poder revisitá-los e reviver os bons momentos que aí passei. Meu e-mail para combinarmos é paulodafigaro@hotmail,com ou celular 41 88050624 Um grande abraço.Paulo

    ResponderExcluir
  3. Sr. Paulo, parabéns pela sensibilidade e pela generosidade em compartilhar estas imagens e suas lembranças. Se me enviares o seu endereço de correspondência terei o prazer de lhe remeter a versão em livro do meu trabalho de conclusão de curso que você citou. Meu e-mail é felipematos@hotmail.com

    A história da família Entres e de sua Livraria Central é muito bonita, realmente. Mais uma vez obrigado por compartilhar essas belas imagens. Os irmãos Entres publicaram durante anos um "Guia do Estado de Santa Catharina", tenho que conferir, mas possivelmente algumas dessas imagens foram aproveitadas para ilustrar estas edições.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Felipe, já lhe enviei. Obrigado por suas palavras, que me animam demais. Um grande abraço. Quando vier a Curitiba, apareça em minha loja, será um grande prazer conhecê-lo pessoalmente.

      Excluir
  4. São verdadeiras relíquias!! Fique emocionada, pois meus ancestrais por parte de mãe, viveram em Santa Catarina; inclusive minha mãe, nasceu em Urussanga. Veio para Porto Alegre, entre 1950 e 1955. Tenho muita saudade, principalmente de Criciúma, pois faz tempo, que visitei uns parentes, que infelizmente, se foram. Mas, agradeço, pois as fotografias são maravilhosas, e memorizam uma tão bela época. Parabéns, por sua iniciativa, de compartilhar, tantas RELÍQUIAS.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber a origem da foto que consta no livro do Gilberto Gerlach como sendo de Alberto Entres e tenho ela como sendo de José Ruhland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rolf, não entendi bem sua pergunta. Primeiro me diga qual foto. Ela está aqui na minha postagem ?

      Excluir
  6. Meu carissimo amigo que belo acervo vc póssui, gosto de historia e da historia dos lugares, sou catarinense de Nova Veneza e algumas fotos como Criciuma Urussanga Lauro Millere outras me arremetem a um passado que nao vivi, nasci no final dos anos 60 mas sempre tive interesse pela historia dos meus antepassados e das pessoas com quem convivo ate hoje pois ali se a muita historia pra se contar, e gostaria muito de ter vivido naquela epoca, uma epoca de dificuldades mas com certeza muito mais humana onde as agraessoes ao proximo eram bem menores parabens espero ver mais coisas por aqui obrigado Agnaldo

    ResponderExcluir
  7. Parabens belissimo acervo as fotos me levam a uma epoca que nao vivi, sou natural de Nova Veneza SC, curto muito coisas da antiguidade principalmente fotos elas nos trazem a verdadeira noçáo de como as pessoas viviam naquela epoca, parabens novamente muito legal a sua pagina

    ResponderExcluir
  8. Carlos - Sorocaba-SP - c.faria2011@hotmail.com Boa noite Paulo, gostei de seu Blog que é muito cultural e lembrei-me de uma revista ano de 1949 chamada O Cruzeiro que trás a historia do irmão de Alberto Entres o Sr Godofredo Entres e tbem a foto de sua bela casa no Estreito que hj não existe mais. caso se interesse entre no site da Hemeroteca Brasileira e procure pelo nome da revista, ano e digite o nome de Godofredo Entres. Abraços

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, Paulo.
    Primeiramente parabenizo-o pelo site e pelas fotos.
    Gostaria de saber de quem seria o Sitio de colono em Perimbó, a data da foto e onde ele se localiza exatamente na cidade de Perimbó. Agradeço muito.
    Att.,
    Cristina Iuskow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho como responder. Como não sou da região (moro em Curitiba), não conheço os lugares. Essa foto estava num lote e o nome escrito atrás. Abraço.

      Excluir
    2. Agradeço muito pela resposta, Paulo. Mesmo assim, obrigada pela foto.
      Abraço.

      Excluir
  10. Boa Noite
    Minha mãe Adélia Xavier da Silva, nascida em 1926 em Florianópolis, quando tinha a idade de 16 anos trabalhou na livraria Alberto Entres.

    ResponderExcluir
  11. Tenho um mapa do "Estado de Santa Catarina",80 x 60 cm. Editado pela Livraria Central de ALBERTO ENTRES
    Desenhado por Oscar Schmidt em 1935.

    ResponderExcluir
  12. Excelente postagem. Gostaria de saber se tens acesso as outras obras do Entres. Caso tenhas, por favor, podes entrar em contato via: mjcsd2008@gmail.com. Um abraço
    Maria José Domingues

    ResponderExcluir