sábado, 15 de fevereiro de 2014

UM SOLDADO QUE NÃO VOLTOU


       Não se sabe quantos, nunca saberemos, as famílias escondem. Mas muitos brasileiros, filhos de alemães, levados pela propaganda, pela lavagem cerebral, pelos conselhos paternos, e, lógico, muitas vezes com verdadeiro amor pela antiga pátria de seus avós, se alistaram e seguiram para a Alemanha nos anos de 1935 a 1939.  Nas colonias alemãs espalhadas pelo solo brasileiro, muito jovenzinho foi se juntar às tropas hitleristas e muito poucos retornaram.  Outro dia vi a história de um brasileiro que luta no exército dos Estados Unidos. Isso é comum em todos os países. Quantos não se alistaram para lutar ao lado dos republicanos na guerra civil espanhola ?   Quantos espanhóis não se alistaram para lutar ao lado da Alemanha ?  O exército alemão tinha regimentos compostos por quase todas as etnias, onde os voluntários pelo regime se alistavam.Cada etnia tinha seus proprios distintivos, que as destacavam das demais.  Havia legiões francesas, holandesas, inglesas (pasmem) e até russas.   Não soube da existência de um regimento de soldados oriundos do Brasil, parece-me que eles se alistavam e eram enviados a diversas unidades do exército regular, a maior parte delas - infelizmente para eles - na Rússia.   Em suma, tenho a impressão que serviam de bucha de canhão, pois que era sabido que na Rússia o soldado tinha pouca chance de retornar.   Pois foi o que aconteceu com esse jovem que resolvi homenagear com essa postagem, trazendo-o à luz.   Sai agora do anonimato um rapaz que se deixou levar pelos hinos e bandeiras e se alistou para nunca mais voltar. Quem sou eu para condená-lo por servir às hostes hitleristas ? E morreu, pagou caro e não me cabe julgar. Quero só mostrar sua história e dizer sim, que houve brasileiros que lutaram do outro lado. Um deles é esse moço, Helmut Rössle, que tombou em 25.7.1941 num lugarejo que nem consta nos mapas das frias estepes russas, chamado Sterebianko (ou Serebrinsky - Rußland, como um colaborador escreveu nos comentários, mas nada encontrei tambem ). Se alguém localizar, que me informe, pois quero colocar aqui no blog. Agradeço por quaisquer informações, pois à medida que descobrir dados irei colocando aqui. Esse blog é uma maravilha, permite edições, acréscimos, uma maravilha nunca sonhada no passado. 

Pois então, recebi hoje, 21 de agosto de 2020, 6 anos após esta postagem, uma correspondência por e-mail de RICARDO BRUNO, que me repassou as seguintes e preciosas informações sobre o nosso biografado:

"Descobri que vários brasileiros lutaram a favor do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial, dentre eles, três de Curitiba e vários de São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
 
Ao verificar sobre o um soldado de sobrenome Roessle, encontrei a sua postagem sobre o soldado que não voltou.
 
Helmuth, que está registrado com o nome de Hermann Roeßle (Roessle), nascido em 27/11/1917, com a graduação de Gefreiter (equivalente a Cabo) e morreu em 25/07/1941, em Serebryanka, que é o nome de um rio, perto da da região de Moscou, na Oblast (equivalente à estado ou província) de Smolensk. Ele está enterrado em um cemitério lá mesmo.
 
Já o irmão Oswald Eugen Albert Roessle, nascido em 27/11/1916, igualmente com a graduação de Gefreiter e morreu com quase um mês de diferença, em 21/08/1941, em Urchakowa. Não encontrei a localização certa, mas ele está enterrado em Dukhovshchina, em uma cova coletiva onde há um cemitério militar montado pela Volksbund, associação responsável pelos túmulos de militares alemães ao redor do mundo. Veja as fotos: http://www.volksbund.de/kriegsgraeberstaette/duchowschtschina.html
 
Pela data e região de falecimento, concluí que os dois morreram durante a Batalha de Smolensk, de 1941.
 
O outro soldado de Curitiba, é Kurt Rieth, nascido em 01/11/1915, também com a graduação de Gefreiter, morreu em 07/08/1943 e está enterrado em Orel.
Pela localização e data da morte, morreu durante a Batalha de Kursk, de 1943."

Agradeço ao Bruno !


E vamos ao que mais tenho no momento sobre o pobre Helmuth.

A INFÂNCIA FELIZ EM CURITIBA

nos anos 1920, ao lado da amiga Karola Tiepelmann, falecida há uns dois anos e que infelizmente não pude entrevistar

os dois irmãos, que ao que consta, também se alistaram e não retornaram





       
o futuro soldado da Wehrmacht ao lado da Irmã, Renate, em 1925

O SOLDADO DA WEHRMACHT, HELMUTH RÖSSLE

a última foto de Helmuth Rössle
no verso da foto, a inscrição feita por seu pai, "tombou em 25.7.1941 em Sterebianko"



Paulo José da Costa
compra e recebe doações de acervos de postais e fotos antigas, inclusive álbuns de família
para arquivo particular
Proteja a memória, ensine as crianças a amar as fotografias. 
41 88050624
paulodafigaro@hotmail.com
https://www.facebook.com/paulojose.dacosta

6 comentários:

  1. Hermann Roeßle
    Hermann Roeßle wurde noch nicht auf einen vom Volksbund errichteten Soldatenfriedhof überführt.
    Nach den uns vorliegenden Informationen befindet sich sein Grab derzeit noch an folgendem Ort: Serebrijanskij - Rußland
    Der Volksbund ist bemüht, auf der Grundlage von Kriegsgräberabkommen die Gräber der deutschen Soldaten zu finden und ihnen auf Dauer gesicherte Ruhestätten zu geben. Wir hoffen, in nicht allzu ferner Zukunft auch das Grab von Hermann Roeßle zu finden und die Gebeine auf einen Soldatenfriedhof überführen zu können.
    Name und die persönlichen Daten des Obengenannten sind auch im Gedenkbuch der Kriegsgräberstätte verzeichnet. Sie können gern einen Auszug bei uns bestellen.
    Bitte beachten Sie, dass auf einigen Friedhöfen nicht die aktuelle Version ausliegt, somit kann der Name Ihres Angehörigen darin evtl. noch nicht verzeichnet sein.
    Nachname:Roeßle
    Vorname:Hermann
    Dienstgrad:Gefreiter
    Geburtsdatum:27.11.1917
    Geburtsort:Curitiba
    Todes-/Vermisstendatum:25.07.1941
    Todes-/Vermisstenort: Sserebryanka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Paulo. Enviei uma mensagem sobre isso no seu e-mail. Favor confirmar se recebeu e caso contrário enviarei de novo.

      Excluir
  2. Por curiosidade, já que do idioma alemão nada sei, copiei e joguei no tradutor do google.
    Eis o resultado:
    Hermann Roeßle
    Hermann Roeßle ainda não foi transferido para um cemitério militar criado pela União Nacional.
    De acordo com as informações fornecidas a nós, seu túmulo se encontra atualmente no seguinte local:
    Serebrijanskij - Rússia
    O sindicato nacional está tentando encontrar baseado no acordo "Túmulos de Guerra", os túmulos de soldados alemães e dar-lhes lugar de descanso permanente e seguro. Esperamos encontrar em um futuro não muito distante, o túmulo de Hermann Roeßle e transferir os restos para um cemitério militar.
    Nome e dados pessoais do acima, estão listados no livro comemorativo do cemitério de guerra. Você pode gostar de pedir um extrato de nós.
    Por favor note que não existe em alguns cemitérios a versão atual, daí o nome de seus entes queridos, possivelmente, pode não estar listada nele.
    Sobrenome: Roessle
    Nome: Hermann
    Rank: Corporal
    Data de Nascimento: 1917/11/27
    Local de nascimento: Curitiba
    Death / Ausente Data: 25/07/1941
    Death / Vermisstenort: Sserebryanka

    ResponderExcluir
  3. As guerras são tristes para ambos os lados... 😢

    ResponderExcluir
  4. TODO O RESPEITO À AQUELES QUE DERAM SUAS VIDAS ,POR ALGO QUE ACREDITAVAM..E QUE NÃO COMETERAM ATROCIDADES CONTRA O POVO CIVIL DESARMADO...POBRES INOCENTES.. A MERCÊ DA VONTADE DOS PODEROSOS....

    ResponderExcluir